5 coisas que as unhas podem dizer sobre sua saúde

Nosso corpo geralmente emite sinais sempre que algo não está certo. Não é diferente com as nossas unhas. Por exemplo, alterações na cor das unhas podem indicar problemas de saúde.

Hoje, mostraremos algumas alterações nas unhas e o que elas podem significar

Alterações nas unhas e o que eles querem dizer

Unhas amareladas

Alteração na cor das unhas

As unhas podem ficar amareladas quando engrossar e seu crescimento ficar mais lento; tal ocorrência pode ser chamada de síndrome da unha amarela.

Geralmente isso é um sinal de problemas respiratórios. Se você perceber que suas unhas estão crescendo normalmente, isso pode ser um sinal de diabetes.

Essa doença faz com que a glicose se ligue às proteínas de colágeno nas unhas, fazendo com que elas se tornem amareladas.

Unhas em forma de colher

alterações na cor das unhas

Quando as unhas têm a forma de uma colher, pode ser um sinal de problemas cardiovasculares ou pulmonares, como bronquite e asma. Isso afeta nossa circulação. Com essa condição, a forma côncava é tão pronunciada que é possível deixar uma gota de água cair sobre a “colher”.

Além disso, a forma dá a impressão de que as unhas estão descascando dos lados do dedo.

Também pode ser um sinal de anemia, hipotireoidismo ou doença hepática.

Linhas pretas nas unhas

alterações nas unhas

As chamadas hemorragias lascadas causam pequenas linhas verticais de sangue, que podem ser de cor vermelha ou marrom escura.

Essas pequenas hemorragias são sinais de infecção nas válvulas do coração. Outro sinal que pode estar relacionado a problemas cardíacos é o baqueteamento digital, que é um aumento nas falanges distais dos dedos.

Manchas brancas nas unhas

alterações nas unhas

Mesmo que você nunca tenha notado os sinais mencionados acima, você certamente teve manchas brancas nas unhas. Algumas pessoas dizem que essas manchas são causadas pela falta de vitaminas ou cálcio.

É dito que esse problema pode ser resolvido bebendo um pouco mais de leite.

Essas manchas têm um termo técnico. Eles são chamados de leuconíquia. Eles são mais propensos a aparecer depois de uma lesão nas unhas e às vezes podem ser apenas uma reação alérgica ao removedor de esmalte ou uma infecção leve.

Peeling ou unhas quebradiças

Unhas indicam saúde

As unhas quebradiças são outro problema muito comum e podem ser um sintoma normal do envelhecimento. Se não for o caso com você, suas unhas podem ficar frágeis, porque sempre há sabão e água. Também pode ser um sinal de algo mais sério.

O truque é perceber se há outras alterações nas unhas, como cor ou espessura.

Lembre-se de que, muitas vezes, o estresse ou algum trauma nas unhas pode causar alterações. Isso não significa necessariamente que você tenha um problema sério.

Apenas observe os sinais e peça ajuda a um especialista se notar algo estranho em suas unhas.

5 coisas que as unhas podem dizer sobre sua saúde
5 (100%) 3 votes