Saiba mais sobre a rinoplastia sem martelo

Pode parecer um pouco estranho afirmar isso, mas hoje a cirurgia plástica no nariz não precisa ser repleta de traumas, em especial durante o procedimento, quando é necessário quebrar o nariz para reconstruí-lo. Hoje alguns cirurgiões plásticos já estão aptos a fazer a rinoplastia sem martelo.

rinoplastiaChamada de cirurgia ultrassônica, a rinoplastia sem martelo, tem como proposta um resultado mais natural, uma vez que ao invés de quebrar o nariz com o martelo – como é feita tradicionalmente – usa um aparelho que recorta e lixa o osso sem causar tantos edemas no local.

Outro diferencial da rinoplastia sem martelo está no tempo de recuperação. Por ser um procedimento bem menos agressivo, o trauma no local é bem menor, o que minimiza o inchaço, a dor e os hematomas que podem atingir os olhos.

Há pacientes que demoram mais de um mês para estarem liberados a voltar as atividades cotidianas. Já com o método novo em três semanas, o paciente pode retomar praticamente toda a sua rotina.  Alguns cuidados são necessários, entretanto a cicatrização mostra-se bem mais rápida quando comparada ao método tradicional.

Mas o resultado é realmente melhor?

Os cirurgiões plásticos especialistas na cirurgia ultrassônica garantem que sim. Ao deixar o martelo de lado, o especialista utiliza o bisturi piezoelétrico, equipamento que corta o osso sem quebrá-lo, tornando muito mais simples remodelar o formato do nariz.

Além da estética, esse novo método pode ser usado em cirurgias corretivas, sendo que o resultado é idêntico ao do método tradicional.

A rinoplastia ultrassônica ou sem martelo foi desenvolvida na França e apresentada aos cirurgiões brasileiros em julho de 2017 e encantou os profissionais da área por permitir que o procedimento seja feito só no local necessário, não precisando alterar todo o formato do nariz.

Por exemplo, pessoas com o nariz com o osso sobressalente, ao invés de quebrar o nariz e reconstruí-lo por meio da rinoplastia estruturada, com o bisturi piezoelétrico é possível mexer apenas onde a protuberância incômoda. O equipamento permite maior precisão ao manusear o osso nasal e a cartilagem do mesmo, tornando o resultando bem mais natural.

Menor tempo de recuperação com a rinoplastia sem martelo

Como já mencionado a rinoplastia sem martelo é bem menos agressiva, o que faz com que o tempo de cicatrização seja mais rápido também. A estimativa é que após três dias do procedimento o paciente já está liberado para algumas atividades cotidianas. Já houve caso em que 15 dias após a cirurgia o paciente retornou as atividades normais – trabalho e afins – ficando restrito apenas à prática de exercícios que possam lesionar a região.

O menor tempo de recuperação deve-se ao fato de o procedimento ser menos invasivo, ou seja, é menos traumática, tem menor fluxo de sangramento, resultado em uma recuperação bem mais rápida quando comparada a cirurgia tradicional. Os edemas e hematomas também são minimizados, o que ajuda no processo de recuperação da cirurgia.

Essas são apenas algumas das vantagens da rinoplastia sem martelo. Caso tenha interesse em fazer a cirurgia plástica no nariz pergunte ao cirurgião plástico se essa nova metodologia atenderá ao seu caso.

Saiba mais sobre a rinoplastia sem martelo
4.9 (97.14%) 7 votes

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *